domingo, julho 24, 2005

Breve comentário sobre "O mundo de Sofia"

Serei breve mesmo.
Didático, bem escrito, de trama bem costurada. Gostei e recomendo a todos: colegas da faculdade, amigos em geral, jovens, donas de casa, idosos, etc.
Além da própria Filosofia e sua história, com óbvia ênfase na Grécia e Europa como um todo, a obra traz uma reflexão muito bacana sobre por que e como a Filosofia é quase sempre vista como tão distante do nosso dia-a-dia. Há uma crítica à escola, à família, há uma proposta também. Gostaria muito de ter lido livros como esse aos 15 anos - mesma idade da personagem principal. Fico pensando e desejando que meu sobrinho cresça um sujeito que valoriza a leitura, que lê; um carinha...um filósofo, por que não? O que é ser filósofo, afinal?
Também me instiga o pensamento comparar a jovem norueguesa - o livro é de um norueguês - descrita com as meninas brasileiras de 15 anos que vemos em cada esquina. Fico pensando na juventude de maneira geral. Sofia é contestadora como qualquer jovem, mas não sei se nossos jovens (e nós quando adolescentes?) tínhamos um olhar para a vida como o dela. Bem, são tantos aspectos, há tanta estupidez consumista invadindo a vida de tantos jovens brasileiros ( e de quase todos os lugares)... o autor me reavivou um anseio de ver algo mudar nesse sentido.
Bem, isso é tudo.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Egraçado... Aos 15 anos eu brincava de playmobil...

Era bom. Comecei a escrever, em parte, por causa das personas que criava.

Isso me fez, desde cedo, a pensar grupos, conflitos, união, ideais, amizade...

Claro, a escola também influiu. Foi uma fase muito boa pra mim, na escola. Peguei turmas legais, tive bons professores.

Até os 17, 18 anos foi assim. Aos 18, chegou o segundo grau, aos 21 a faculdade. Posso dizer que tive sorte: consegui descobrir a biblioteca da faculdade, no último ano, quando ficava de bobeira por lá, já sem tanto o que fazer.

Estou doido pra entrar de férias, pra poder ir à bib da fac de novo, passar teeeempos lá!...
:^)

8:05 AM  

Postar um comentário

<< Home